Compras erradas quase sempre são frutos de um impulso. Você vê aquela peça, acha ela linda, o precinho está imperdível (e descontos assim não podem ser perdidos) e acaba levando-a para compor o seu armário. Ela acaba compondo tão bem o seu armário que nunca mais sai de lá. Literalmente.
Logo você percebe que aquela economia que você pensou ter feito, foi, na verdade, um gasto desnecessário.
E o que fazer para evitar isso? Bem, uma análise bem detalhada de alguns fatores pode te ajudar a identificar um item que tem potencial para ser um problema, e é isso que você verá na postagem de hoje. Confere só as dicas que eu compilei para te ajudar a fugir de uma compra errada:
TEM QUE TER FORÇA DE VONTADE
Nenhuma outra dica terá serventia se você não aprender a controlar, em primeiro lugar, o seu impulso. Você precisa entender que beleza e bom preço não são fatores suficientes para justificar uma compra.
E a gente tem disso, né? Tá lindo, tá barato, então eu vou levar. Mas não é assim que funciona. Não importa o quão bonita e barata essa peça seja, se ela não funcionar para você, ela acabará encalhada no limbo do seu armário.
PENSE NO SEU GUARDA-ROUPAS
Após controlar aquele primeiro impulso que te deixou fixada em determinada peça, pense no seu armário. O que esse novo item te oferecerá? Ele combina com as roupas que você já possui? Ele é parecido com outro item que já esteja em seu armário? Você precisa dele? Uma peça assim está fazendo falta em sua montagem de looks diária?
Caso a resposta seja sim para todas essas questões, é hora de pular para a última análise e tomar a decisão das decisões.
FAÇA UMA ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO
Essa peça faz sentido para você em todos os aspectos citados acima? Perfeito! Você já pode começar a analisar o custo-benefício dela, que é uma etapa mais objetiva.
Verifique preço, tecidos, costura modelagem e coisas assim. Eu te ensinei a fazer uma análise de custo-benefício bem completa aqui, então vale conferir esse conteúdo com atenção.
TOMANDO A DECISÃO DAS DECISÕES
O item que você queria comprar passou em todos esses três crivos? Se sim, pode considerar levá-lo, pois ele se mostrou uma compra inteligente e bem pensada. 😉
Compras erradas? Nunca mais!
E aí, essas dicas fizeram sentido para você? Alguém topa testá-las e voltar aqui para me dizer se deu certo?
Curtiu e quer ver mais conteúdos assim? Então clique aqui e não esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!