Cada vez mais pessoas tem optado por cosméticos que carreguem outros benefícios que não sejam apenas aqueles relacionados ao produto em si. Embalagem reciclável, livre de crueldade animal, 100% orgânico, naturais, veganos e assim por diante. Esses bônus têm ganhando muita notoriedade pois chegam surfando numa onda de transformação que a WGSN havia cantado bola já a algum tempo: os consumidores querem estabelecer vínculos mais duradouros com suas aquisições.
Sendo assim, comprar, usar e descartar tem deixado de ser um ciclo atrativo para uma pequena parcela da sociedade. E as marcas perceberam isso. Várias delas começaram a investir pesado em tecnologia e pesquisa para oferecerem tais bônus com o máximo de segurança possível.
E onde os selos entram nessa conta? Pois bem, ao mesmo tempo que eles servem para facilitar a vida do consumidor, eles atestam que aquele produto é realmente aquilo que ele diz ser. As organizações que distribuem esses certificados possuem diretrizes bem rigorosas e só disponibilizam o selo para as marcas que se encaixam, comprovadamente, nelas.
Para te deixar mais inteirada sobre esse universo, eu compilei os selos mais utilizados dentro do mundo dos cosméticos. Confira só:
EURECICLO
É o selo que certifica as marcas que investem na cadeia de reciclagem.
Lembrando que as marcas que possuem esse selo não necessariamente reciclam as embalagens dos seus produtos, mas sim fazem a compensação delas. Ou seja, se elas produziram uma quantidade X de embalagens de vidro num período, elas deverão reciclar essa mesma quantidade de vidro produzida. Essa regra vale para papel, plástico e todas as outras matérias-primas recicláveis.
VEGAN
Esse selo atesta que determinado produto não possui nenhum ingrediente de origem animal. Alguns dos certificados que comprovam isso são: Vegan da PETA, Certified Vegan, Vegan Society e Vegano, da SVB.
LEAPING BUNNY, CRUELTY FREE, NOT TESTED ON ANIMALS
São os selos certificadores de produtos livres de crueldade, ou seja, não testados em animais.
Juntamente como o selo ‘Vegan’ esses daí de cima são procurados, principalmente, por quem apoia a causa animal. No entanto, é necessário ler e pesquisar sobre as diretrizes de cada um deles, pois alguns possuem um ‘entendimento diferente’ sobre o que é crueldade animal. Caso você queira uma ajudinha extra para confirmar se uma marca é realmente livre de crueldade animal, dê um pulinho no site da Arivegan.
Aconselho você a fazer essa dupla checagem pois algumas marcas inserem esses selos em seus produtos mesmo sem a autorização das organizações responsáveis por eles. E a Ari investiga faz uma investigação bem minuciosa sobre isso e outras coisas mais.
CERTIFICADO ORGÂNICO
Conseguem a certificação do IBD as marcas que possuem mais de 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas presentes em seus cosméticos. Os 5% restantes podem ser compostos por outros materiais, mas todos eles NATURAIS.
Outros selos que atestam esse benefício são o ECOCERT e o NATRUE.
Esses são os mais comuns, mas eu posso fazer uma segunda parte mais completa, caso você esteja muito interessada neste assunto, ok? Será ótimo me aprofundar nesse universo com a sua companhia.
Curtiu e quer ver mais postagens assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!