Parece uma tarefa que necessita de muita técnica, mas diferenciar cores quentes de cores frias é algo mais fácil que você imagina. Primeiramente, você precisará saber sobre os dois pigmentos responsáveis por deixar as cores visualmente quentes ou frias. Segundo, você terá que treinar seus olhinhos através da observação para identificar esses pigmentos nas cores das roupas.
No fim das contas, você verá que toda cor possui versões quentes e frias dela mesma. Portanto, se uma tonalidade de verde, azul, amarela e vermelha não ficou bem em você, fique tranquila, há outras para tentar!
Bora descobrir como isso funciona?
QUENTE OU FRIA?
Uma cor é percebida como quente quando possui muita adição de pigmento amarelo. A cor fria, por sua vez, possui maior concentração de pigmento azul.
Então quem possui pele fria nunca poderá usar amarelo e quem possui pele quente nunca poderá usar azul?
Nada disso.
Também existem versões do amarelo equilibradas para peles frias. O amarelo lima, por exemplo, é uma tonalidade levemente esverdeada, ou seja, possui uma pontinha de pigmento azul em sua composição.
Olha a diferença entre ele (à esquerda) e o mostarda (à direita), que é um amarelo super quente. Vocês conseguem perceber a diferença de temperatura?
O amarelo pastel é outra tonalidade compatível com a pele fria, pois possui muita adição de pigmento branco e acaba ficando visualmente mais frio. Já o amarelo canário é uma opção que melhor se harmoniza com peles quentes.
Com relação ao azul, a linha de pensamento é parecida. A versão quente é levemente esverdeada, você até fica com um pouquinho de dúvida se aquela cor é realmente um azul. Já a versão fria é sempre muito pura, bem azul, assim:
No entanto, nem todo azul frio é vibrante, como nem todo azul quente é esmaecido. Logo abaixo nós temos um típico azul de primavera (quente) à esquerda, e um clássico azul de verão (frio) à direita:
E isso se repete em todas as outras cores. Vamos ver alguns exemplos?
Logo abaixo nós temos um versão de verde frio e outra de verde quente.
Agora é a vez dos rosas. O da esquerda é quente, enquanto o da direita é frio.
O vermelho quente é sangue, já o vermelho frio é mais puxado para o cereja:
O roxo frio (à esquerda) parece ser mais vivo que o roxo quente (à direita), não é mesmo?
As variações são inúmeras, mas por hoje eu deixo essas para vocês, ok?
E aí, meninas? Vocês são do time das cores frias ou do time das cores quentes? Conte aí pra mim nos comentários!
Curtiu e quer ler mais? Então clique aqui e confira tudo o que já foi postado até hoje no blog!